A nova aliança promete um novo coração
ARC Ez 36:26 "E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne”.
- Para viver de acordo com a vontade de Deus, o homem necessita muito mais de que seu esforço e determinação. A história de Israel, enfaticamente demonstrou isto. Deus lhes deu os seus preceitos. Ele (Deus) ordenou, dizendo: ARC Ez 20:19b “... andai nos meus estatutos, e guardai os meus juízos, e executai-os." Israel havia prometido obedecer: ARC Ex 24:7b "...Tudo o que o SENHOR tem falado faremos e obedeceremos." Todavia, eles falharam: miseravelmente!! ARC Ez 20:21a "Mas também os filhos se rebelaram contra mim e não andaram nos meus estatutos nem guardaram os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles...”.
- Para se ter uma vida em obediência, necessitamos de algo proveniente de Deus, é necessário entender como a nova vida é produzida. Aqui vemos como esta promessa é concedida: "E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo..." Estas promessas foram relatadas na nova aliança da graça, que os profetas proclamaram em Israel algum dia: ARC Jr 31:31-32 "Eis que dias vêm... que farei um concerto novo com a casa de Israel... não conforme o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito...". O livro de Hebreus demonstra como essa aliança é produzida nos dias da igreja atual ARC Hb 10:19-20 "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou...”.
- Quando alguém abraça a graça de Deus oferecida por intermédio de Jesus Cristo (o Mediador, o grande Sumo Sacerdote da nova aliança), que pessoalmente é nascido de novo pelo Espírito de Deus. ARC Jo 3:6 "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito". Isto é uma necessidade: ARC Jo 3:3 "... aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus". Homens "nascidos na carne" trazem com eles um coração duro (isto é MORTE, um espírito insensível). "E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo...”.
- Pense em como desesperadamente necessitamos deste trabalho de Deus, nos dando um novo coração, uma nova vida. Aqueles que não renasceram para esta nova vida, são descritos vivendo desta maneira: ARC Ef 4:17-18 “... na vaidade do seu sentido, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração". Mas, quem crer nas promessas da graça oferecidas através de Jesus Cristo, virá a ter uma nova vida (agora chamados filhos de Deus). ARC 2Co 5:17 "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo".
- Querido Senhor, dá-nos uma nova vida, oro que Tu troques o meu velho, duro e morto coração, por um novo, vivo e sensível coração. Agora eu anseio nascer, ser renovado por Cristo, o Senhor. Amém.
Hoekstra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Achou interessante? Então comente!