Download (Arquivo de Audio)
"Quatro seres da terra são pequenos, e, no entanto, muito sábios: As formigas, criaturas de pouca força, contudo, armazenam sua comida no verão; os coelhos, criaturas sem nenhum poder, contudo, habitam nos penhascos; os gafanhotos, que não têm rei, contudo, avançam juntos em fileiras; a lagartixa, que se pode apanhar com as mãos, contudo, encontra-se nos palácios dos reis". Pv 30:24-28 NVI
Se buscássemos visualizar a sabedoria de Deus, segundo a perspectiva humana, certamente olharíamos animais de grande porte, por exemplo: a baleia, o elefante, o avestruz entre tanto outros.
Mas a Bíblia, nos chama atenção para animais que certamente não atrairiam atenção a primeira vista: a formiga, o coelho, o gafanhoto e a lagartixa.
As Escrituras declaram a diferença do pensamento de Deus, e dos homens: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos". Is 55:8-9 ARC
Então, submetamos a sabedoria divina, e mergulhemos na sabedoria destes pequenos quatro seres.
A formiga, a Bíblia declara que este pequeno inseto é um professor para o preguiçoso "Vai ter com a formiga..." Pv 6:6
As vezes é espantoso ver a diligência destes trabalhadores. Algumas vezes acordamos de madrugada e deparamos, com um frenético vai e vem deste exército sobre algum detrito de alimento, que negligenciamos a limpeza.
Realmente são impotentes, são facilmente aniquilados por um aperto de dedo, mas não podemos negar a sua prosperidade, organização e seu estrategismo, que superam em muito a média humana.
Um Segundo animal, que a Bíblia nos fala de grande sabedoria, é o coelho.
Realmente a primeira vista o coelho, não salta aos olhos como "um mestre" na disciplina da sabedoria, mas não nos enganemos. Apesar de sua destreza e velocidade (algo que poderia gerar alguma soberba defensiva), ele não se fia a isso, antes "faz sua casa na rocha”.
Será que não temos confiado demasiadamente nas nossas destrezas? Ou sendo por demais independentes de Deus?
O grande rei Davi, embora fosse um grande soldado e estrategista militar, por toda a sua vida dependeu da infalível proteção de Deus, e assim citou a sua confiança: "O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação e o meu alto refúgio". Sl 18:2 ARC
O profeta Isaias nos instrui aonde devemos nos abrigar "Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna". Is 26:4 ARA
Um outro animal que é visto de uma maneira detestável pelos seus malefícios a agricultura, é o gafanhoto, mas devemos observá-lo sobre um outro prisma.
Embora não exista uma ordem hierárquica na sua espécie, nos surpreende a sua unidade e força na coletividade.
É surpreendente a dimensão e a velocidade de estrago que essa pequena criatura é capaz de infligir, usando estes dois elementos: Unidade e coletividade.
Jesus nos instrui neste poderoso principio: "E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade ..." Jo 17:22-23
Cristo esta revelando que na unidade, o cristianismo seria uma força indomável, o poder para se alcançar todo o planeta.
Por último temos a lagartixa, um ser de extrema delicadeza e fragilidade. Onde estaria sua sabedoria? O sábio declara que "encontra-se no palácio dos reis!”.
A grande sabedoria deste inseto é: ser útil! Este pequeno réptil mostra-se extremamente zeloso, através da limpeza de insetos dentro das casas. Por mais que o seu aspecto gere asco, sua presença é suportada, pois é um excelente destruidor de criaturas, que nos incomodam.
Por essa característica singular, mesmo nos lugares nobres são aceitos, por sua "prestação de serviço".
Podemos faze um paralelo sobre a utilidade do homem para o reino de Deus. Jesus fala-nos de aspectos práticos "sois o sal da terra, e luz do mundo", "pescadores de homens", etc.
Podemos usar esta grande sabedoria da utilidade, para relacionarmos com Deus e recebermos as capacitações celestiais, e graça do Rei dos Reis. Por fim habitarmos nos "paços celestiais"
Oração: "Deus poderoso, Pai de toda sabedoria, dai-nos ó bom Mestre a sabedoria dos pequenos seres! A capacidade de organizar as nossas vidas e diligência para estocarmos os seus ensinamentos em nossos corações. Que possamos reconhecer as nossas fraquezas e debilidades e abrigarmos, neste "Castelo Forte". O poder da unidade e coletividade, entendendo que na união Tu ó Deus, ministra sobre as nossas cabeças a benção e a vida eterna. Por último Senhor Pai de toda sabedoria, que possamos ser úteis para ti e relevantes para a implantação do teu reino na terra. Dá-nos esta sabedoria, pois quem pede a Ti Grande Deus, sabemos que não negas "e não lança em rosto". Em nome de Jesus Cristo, o Eterno. AMÉM!!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Achou interessante? Então comente!