Páginas

quarta-feira, 22 de abril de 2009

A teoria da manteiga

Um dos principais empecilhos a aceitação da religião, é certamente a ciência. Ela é por assim dizer a estrela do atual século. Podemos confiar absolutamente em seus dogmas? Ela é infalível? No atual século ela se tornou mais precisa, e menos errante? A Bíblia tem uma declaração um tanto forte, em relação à “ciência humana”: “Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência” 1Tm 6:20. Paulo, embora fosse um homem bastante culto, aconselha a precaução em relação aos conhecimentos puramente baseados em princípios e valores humanos. Estaria ele certo?

O problema da manteiga ou da margarina?

Há algum tempo atrás parecia que havia uma briga: Ou comíamos manteiga (mais cara e também, mais gostosa), ou optaríamos em favor de nossa saúde, optando pela margarina, mais saudável e por incrível que pareça mais barata). Achamos a salvação! Tudo está resolvido! Embora o nosso pão não possa ter o mesmo sabor que a manteiga (consigo ainda lembrar de quando eram vendidas em papel alumínio e em formato retangular), mas tudo tem um preço. Se for para o bem de nossa saúde conforme eu vi diversos especialistas, categoricamente defenderem com ênfase intimidatória. Está certo!! Fiquemos com menos sabor, mas certamente com mais saúde! Nesta época, ela (a margarina) era apenas conhecida como baseada em gordura vegetal hidrogenada (ops!! não tínhamos ainda, o glamoroso e fashion titulo de gordura trans). Tudo isso se não me falha a memória, passou-se pelas décadas de 80/90 (porque quando era menino, lá pelos idos de 77,78,79... lembro-me bem! Podia se comer manteiga).

Creio que há algo estranho com a ciência!! E pelo argumento acima, espero que pelo menos em parte, você concorde comigo. Não é que um dia pela manhã, estava comendo o meu pão com manteiga, digo pão com margarina, e assistindo noticiário vespertino, no meio de uma mordiscada no pão, quase tive um infarto!! Incrível! Inconcebível! A cultuada e, (agora depois de tanto tempo) gostosa margarina, também é perigosa para minha saúde!!! Por um momento me vi como um soldado do século 17. Infeccionado por um médico, que nas melhores das intenções, depois de ter realizado diversas cirurgias, e lavado a sua mão numa mesma e imunda água agora também acabara de me infectar. Eu estava morrendo, com o (aval??) da segura e inerrante ciência. Paulo estaria certo??... .... Me vem novamente a admoestação a Timóteo “da falsamente chamada ciência” .

Não pretendo entrar no mérito, da eficácia e comprovada ajuda que a ciência

Proporciona-nos (quem se atreveria a dizer isso), quantos de nós, não ficamos maravilhados com as preciosas realizações do conhecimento humano: voamos, curamos, comunicamos, e fazemos tantas maravilhas, com o excepcional talento humano, que seria no mínimo leviano, tentar, maquiar isto. Pretendo sim, fazer um justo parêntese, na chamada inerrância. É um titulo que não fica e, talvez nunca poderá ser usado por algo que tenha, toques humanos. O HOMEM É FALHO.

No passado gênios erraram, e gênios acertaram. Atrevo a dizer o mesmo no presente: que ainda continuamos a errar!!

Nem tudo que é vinculado como verdade é sofisma, mas o homem erra por uma única e simples razão: Nem todas as variáveis e conceitos, lhes são totais!! Algo importante, com razoável frequência, lhe escapa. Por isso, o que hoje é dito que mata, amanhã e anunciada que cura!! E a recíproca também é verdadeira: Chocolate engorda e mata!! Não, não Chocolate emagrece e acrescenta longevidade!!?? Um diz: carne vermelha provoca enfarte e AVC, outro diz: pelo contrário, estudos comprovam que é justamente a novidade para a bomba humana e o seu ideal funcionamento!!!!????. Aonde está a verdade??

Perdoa-me, mas como representante da humanidade, talvez alguém possa dizer que estou “viajando”, mas... Embora pareça uma quimera tudo o que foi dito acima, atrevo a dizer: Posso estar errado, mas certamente nós todos também erramos!!! Continuarei a comer margarina (atente!! Agora as “melhores” vem em destaque 0% de gordura trans). Se os homens erram em uma variável aparentemente de tão “fácil avaliação”, como poderemos ser condecentes, com os outros dogmas da ciência? A teoria de Darwin deve ser aceita sem questionamentos? Por quê? As evidências comprovam que é nos questionamentos, em que nos diferenciamos dos outros animais!! Então questionemos!! Então duvidemos!!! Alguém disse certa vez “é errado teorizar sem ter todos os dados em mãos”; sinceramente vou ter de discordar (é disso que falo), em minha opinião é: “É errado impor uma teoria, sem ter todos os dados em mãos”.

O Assunto é extenso, mas em outra ocasião me proporei a divagar um pouco mais. Mas graças a Deus que ainda posso discordar!!. Jesus disse certa vez: “Se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres...”. Eu quero me libertar (pelo menos ter o benefício da dúvida). No passado a ciência que era aplaudida e reconhecida, como perfeita e intocável, cometeu erro grosseiros. O futuro nos dirá que talvez as certeza e convicções de hoje, não passaram de grotescas suposições filosóficas. Eu aplaudo a ciência (como não!! Eu escrevo em frente em uma tela colorida e posso errar e corrigir, sem ter que rasgar folhas) , mas pode ser que amanhã possam dizer, que a teoria da evolução escorregou na manteiga (ou talvez na margarina). Sabe se lá! Não creio que o meu raciocínio seja TRANScendental, ou muito gorduroso.

Gilson R. de Abreu

gilroab@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Achou interessante? Então comente!

BUSCADOR EVANGÉLICO – pesquise notícias, sites, mensagens, eventos, músicas gospel, ferramentas de estudo e ensino bíblico, bíblias eletrônicas, doutrinas, bibliotecas, história, referências, downloads

Pesquisa On-Line

Pesquise na Bíblia
Ex.: graça - Ex.: Gen 1.1-10

Citações

Vida Cristã

"Esperança é Fé no futuro do indicativo = ACONTECERÁ"

A Excelência

"Somos o que repetidamente fazemos. Portanto a excelência não é um feito, é um hábito" Aristóteles

Vida Cristã

"Fé é a ação da Palavra. Medo é a hesitação".

Principios de Sucesso

  1. Pensamento (Prosseco mental)
  2. Sonho (Por Vezes utópico)
  3. Visão (delimita e trona prático)
  4. Ação (concretizando)
  5. Hábito (Esforço e continuidade)
  6. Caráter (Assimilado através de bons hábitos)
  7. Destino (Realização do projeto)

Pr. Silas Malafaia


Sobre Pessoas

" As pessoas que menos fazem, são as que mais criticam"

Gilson R. Abreu.

A lei do Reconhecimento

" O que não é reconhecido, é desprezado. Tudo o que é desprezado é ingratidão"

Gilson R. Abreu.

O jeito de falar

"As palavras de baixo calão, surgem quando faltam argumentos"

Gilson R. de Abreu.

Campeões

" Campeões são aqueles que fazem com intensidade, aquilo que as pessoas comuns fazem rotineiramente"

Pessoas e fracassos

Há quatro tipos de pessoas que irão fracassar:

  1. Insensíveis
  2. insensatas
  3. desatentas
  4. desanimadas

Tempo de Conversão

"Eu só sei que estou convertido quando o velho homen, passa ser um estranho para mim"

Gilson R. de Abreu

O problema do Mundo

"O inferno são os outros"

Jean Paul Sartre