O caminho largo e o estreito
“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição... estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida...”
(Mt 7:13-14)
No inicio da vida, cada alma está pronta a percorrer este dois caminhos.
Em cada um de nós o amor pela vida é forte, e todos desejam conseguir muito mais do que os anos de vida que talvez receba. Amiel expressa esta sua paixão pela vida quando diz: “Desejei viver uma vida ardente, sentir, expressar, mover no profundo do meu coração. Eu era dominado por aspirações militares. E um ansioso desejo de sair dominando todo o mundo, experimentar tudo, ver tudo, aprender tudo, domar tudo e conquistar tudo!”.
Nos nossos melhores anos, acordamos para estes fortes e naturais impulsos, e somos incitados a debater. Se Deus me deu estes desejos ardentes, por que não sacia-los? Eu não pegaria nas rédeas destes flamejantes cavalos, e não cavalgaria com eles para estas lindas paisagens? Fazer isto é, ir pela porta larga e entrar pelo caminho amplo. Este é o caminho da sociedade, da maioria – e “muitos” vão por ele, neste pré-existente caminho do mundo. Não um sequer que entre por esta via, dirigindo-se pelos seus impulsos carnais, que precise temer ser taxado de estranho ou egocêntrico.
Podemos bem admitir que nos seus primeiros estágios, este caminho é fácil e bastante prazeroso. O barco é lançado sobre a suave correnteza e na agradável rodovia, a suave descida facilita o caminhar, o sol brilha, e nas margens há flores belas e perfumadas. Mas a vida que é focada no próprio prazer, só tem um fim: A DESTRUIÇÃO!
Há um outro caminho, mas também é muito apertado para que você use a “roupa dos desejos ardentes”, também é apertada para o orgulho, o auto-prazer, a ambição e a mesquinharia, ele é conhecido como: “O CAMINHO DA CRUZ” que conduz a VIDA! Nós queremos viver a vida e realizar coisas extraordinárias, isto é para aqueles desejam conseguir muito mais do que precisam para si mesmos e na realização dos seus auto-prazeres, no final acabam perdendo tudo! Por outro lado há os que acabam tendo as suas vidas restringidas por seguir a cristo, no final são vencedores. Poucos são os que encontram, e entre por este caminho, esse é o lamento de nosso Senhor. Então coloquemos nossas mãos na dEle, e sejamos conduzidos por este caminho da vida “que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Pv 4:18).
Oração:
Amado Senhor, como Enoque caminhou contigo no passado, permita-nos caminhar cada dia, escolhendo o caminho estreito, dirige os nossos passos pelos Teus caminhos, e com confiança permita que caminhemos ao seu lado, te pedimos em nome de Jesus. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Achou interessante? Então comente!